Teletrabalho: três dicas infalíveis para melhorar a produtividade em casa

Photo by Mikey Harris on Unsplash
Photo by Mikey Harris on Unsplash

Apesar do regresso gradual aos espaços físicos de trabalho já estar em marcha, ainda há quem continue a desempenhar tarefas a partir de casa, por causa da pandemia da Covid-19. Home Office já não é, por isso, uma novidade, mas muitas pessoas continuam a ter dificuldades em equilibrar os dois mundos que agora se juntam em casa: o pessoal e o profissional.

Deixamos-te algumas dicas que podem ajudar-te a ser mais produtivo em casa, sem esquecer a importância dos momentos de relaxamento e lazer, fundamentais para o equilíbrio da saúde física e mental. Os truques são da autoria de Gustavo Farias, instrutor de produtividade, para a Human Resources.

  •  Ter um espaço de trabalho

A dica parece simples e bastante óbvia, mas muitas pessoas não tinham a casa preparada para receber um ‘home office’. “Mesmo que muitos não tenham um escritório ou um ambiente equivalente em casa, é recomendado reservar um espaço para trabalhar, basta uma escrivaninha ou a mesa da sala, por exemplo. De preferência, escolhe uma divisão em que é possível ficar sozinho e fechar a porta”, sublinha Gustavo Faria, citado pela publicação.

Outros conselhos importantes: ter uma cadeira e mesa próprios, uma vez que a postura e conforto são fundamentais para trabalhar melhor.

  • Fazer intervalos

Não um truque, mas uma regra. É muito importante fazer pausas ao longo da jornada de trabalho. O especialista aconselha “que se divida o trabalho em períodos de 25 minutos, fazendo breves intervalos (mais ou menos de cinco minutos) entre eles”. “A ideia é que o profissional fique completamente focado na tarefa que está a cumprir durante o total de 25 minutos, sem interrupções. E que, depois, aproveite o intervalo para fazer um alongamento ou uma pequena caminhada”, refere.

Também é importante não parar tarefas a meio ou tentrar fazer várias coisas ao mesmo tempo: a produtividade diminuirá certamente.

  • Deixar o telemóvel (bem) longe

Nos dias de hoje o telemóvel pode mesmo ser uma fonte de distração e desconcentração. Assim, e para melhorar a produtividade ao longo do dia, o melhor será mesmo “esquecê-lo” durante umas horas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: